quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Dentro do Mapa Mundi

Eu sempre gostei de geografia e tinha a maior facilidade pra memorizar o nome das capitais dos países, cidades principais, rios, oceanos, línguas faladas, onde as estações eram bem definidas etc... Contudo, eu nunca imaginei que um dia eu fosse me sentir dentro do mapa. Pois é, chegamos aqui há quatro meses e temos conhecido pessoas de diferentes países e falando línguas as mais diversas. A começar dos nossos anfitriões que um nasceu na Estônia e a outra na Suécia e aos 15 anos ambos imigraram para Austrália e depois pra cá. No meu curso de inglês, a maioria dos meus colegas são Iranianos e falam farsi.

Bem mais onde eu realmente me sinto dentro do mapa é no meu "SMALL GROUP" da igreja, somos um grupo de famílias com filhos e nos reunimos aos sábados para comunhão, estudo bíblico e jantar. O grupo é formado por: Colombianos, Chineses, Filipinos, Suíços, Canadenses e nós Brasileiros. Então, nós ouvimos mandarim, cantonês, espanhol, francês, alemão, inglês e outros dialetos. Também podemos degustar diversos sabores típicos dos países de origem de cada família. Aquilo q outrora fora tão distante pra mim (apenas lia nos livros), hj posso ver e até experimentar.

Sábado passado tivemos nossa confraternização de fim de ano. Começamos as 16h00 com as crianças brincando na neve. Após a farra na neve, fomos para casa de uma das famílias onde tivemos nosso jantar multicultural, show de talentos (a maioria dos membros do grupo, incluindo crianças, tocam instrumento), leitura da bíblia, louvor, trabalhos manuais e história bíblica. Foi uma linda festa e mais uma vez pude constatar que é possível fazer as conexões e vínculos dentro do mapa, mesmo com as diferenças.

Outro detalhe interessante, aqui de dentro do mapa, é sobre as particularidades de cada estação. Em Maio quando estive aqui para conhecer, era primavera e tudo tava mui florido e lindo; quando mudamos em Agosto era verão e aproveitamos um pouco do solzinho. Depois em outubro contemplamos as folhas coloridas e caindo e desde a semana passada a neve começou a cair. Estou percebendo q cada estação tem suas particularidades e q as mesmas nos ensinam muitas coisas. Uma delas é que devemos aproveitar cada oportunidade independente das dificuldades q por ventura possa aparecer e que os desafios nos tornam pessoas mais fortes e nos faz crescer.

Outro detalhe interessante é quando vou fazer compras e posso ler nas etiquetas: banana do Equador, laranja do Chile, manga do Brasil, batata da California, mexerica da China e por aí vai...

A todos vcs que tem nos acompanhado nessa trajetória, oramos para que Jesus esteja derramando em seus corações: ESPERANÇA, AMOR, PAZ E ALEGRIA.

Beijos, Neuzinha

7 comentários:

Chocólatra Anônima disse...

Olá Neuzinha!
Acompanho o blog de vocês há algum tempo e espero conhecê-los no meio do ano que vem, qdo eu e meu marido deixaremos o Brasil com visto de estudante/trabalho para esperar o processo. Sou cristã e fico feliz que esteja gostando da igreja e do grupo.
Feliz natal e muitas bençãos!

Hélio disse...

Ola amigos.
que legal ver voces ai se divetindo na neve é muito bonito mais imagino que esteja muito frio.

Oten dia 24 de dezembro sentimos muito falta de voces pois como era de costume nós nos reuniamos para comermorar, este ano ficamos em família aqui em casa (Hélio, Patrícia e Ariella )fizemos churrasquinho com mandioca. Mais graças ao nosso bom Deus passamos bem, espro que voces ai tenha passado uma otimo natal na paz de cristo.

Quero desde já desejar para todos um feliz 2009 e a minha oração que as bençãos do senhor contunue a ser derramadas sobre esta familia que amamos muito.

um grande abraço.

Hélio R.da Silva

patricia disse...

Oi amiga,

Que saudade de voces, como é bom saber que voces estao bem. Ontem dai 24/12/08, senti muita falta de voces, ficamos so neste natal, mas na presença do Senhor.

Desejo a voces um felis natal, e um ano novo cheio de paz e muita prosperidade, e que jamais saiam da presença do SENHOR.

Fiquem com Deus

Saudades

Sara e Vitor disse...

Oi Neuzinha, tudo bem?

Nossa, que fantástico! Realmente, é uma experiência muito enriquecedora e única! Eu pensava a mesma coisa, não com essa profundidade geográfica! hehehe... Mas tipo, pensava, "nossa estou convivendo com o mundo todo no mesmo lugar!" Entende? Só vivendo mesmo para entender! :) Muito legal seu post :D

Aproveitando, queria desejar um Feliz Natal um pouquinho atrasado e um excelente ano novo! Que ele traga muito sucesso e realizações para todos vocês!

Um grande abraço,

Vitor

Bráulio Vinícius Ferreira disse...

Olá Minha Gente.
Fico feliz em saber que a família Harada, que já era um Mapa Mundi, experimenta agora a diversidade da cultura do mundo em outro lugar.
Sei também que onde quer que vocês fossem a trajetória não poderia ser diferent:
gente que tem um coração do tamanho do mundo só poderia abrigá-lo.
Um grande abraço a todos vocês.

Eliane disse...

Que delícia Neuzinha, tenho a mesma sensação, de estar podendo apreciar cada cultura e suas particularidades. Agradeço a Deus por nós dar está oportunidade. Que Deus abençoe está família maravilhosa que vcs formaram. Feliz Ano Novo!.
Beijos, Eliane.

Lá e Dá disse...

Neuzinha
Quantas deliciosas novas experiências vcs. estão tendo; não há preço p. isso!!
Como nem tudo são flores, espero q. Deus os esteja protegendo e fortalecendo em cada etapa dessa caminhada. Vcs. estão na nossa listinha de orações.
Abraços