terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Flashes do Mês

Depois de tanto tempo sem postar, vou ter q fazer um resumo do q aconteceu nesse primeiro mês do ano.
Na primeira semana o Maurício experimentou o sistema de saúde pela primeira vez. Como não temos ainda o médico da família, fomos a uma Walk In Clinic aqui perto de casa. O atendimento foi rápido e o médico era um fã do Ivan Lins. Compramos o remédio e voltamos pra casa de táxi. Detalhe, pagamos um mico pois não sabíamos q além da taxa do taxímetro, aqui vc precisar dar gorgeta para o taxista.
Como o Maurício não melhorou, dois dias depois tivemos q voltar ao médico. Só q dessa vez fomos á emergencia de um hospital. Primeiro ele foi atendido por um enfermeiro pra checar se era caso de emergência mesmo e pra executar os primeiros cuidados. Como se tratava de uma forte infecção da amídala (só a esquerda que tampava quase a garganta toda) e ele tava com muita dor, logo foi atendido por uma médica. Saímos com uma nova receita e fomos a farmácia. O frasco com o remédio vem personalizado e com a quantia exata de comprimidos q vc tem q tomar. Outro detalhe é q no normal o remédio (antibiótico) custaria C$60,00, mas como temos o Pharmacare, ficou apenas C$ 17,00. Graças a Deus o Maurício melhorou e descobrimos como um sistema público de sáude pode funcionar bem.
Eu parei de frequentar o cursinho de inglês gratuito oferecido pelo governo porque pra mim não tava rendendo muito. As turmas do matutino são melhores, no entanto, não tinha mais vaga. A noite (6h30 as 9h00) as pessoas estão cansadas e a professora não exigia muito. Agora estou tendo aula com uma professora particular e tá sendo excelente. Uma vez q o meu alvo não é apenas a fluência mas também me preparar para o TOELF e continuar estudando. Vou ter q estudar muito. O bom é perceber q já melhorei muito e o Nathan me corrige a todo instante. É pra acabar! Filho corrigindo mãe rsrsr.
As aulas do fiote retornaram e cada dia ele esta mais contente. O q mais me encanta é vê-lo lendo. Todos os dias ele trás um livreto pra leitura e mais um texto numa folha. E na quinta-feira ele tem um horário na biblioteca e traz mais um livro pra ler, só q este é mais volumoso e ele tem q devolver na semana seguinte. Resultado o fiote tá lendo uma média de seis livros por semana e mais alguns capìtulos da Bíblia. O meu desejo pra motivá-lo mais ainda, é após cada livro lido, dar em dinheiro o valor do livro pra ele, mas só poderei fazer essa proeza qnd estiver trabalhando. Ah! o fiote também começou a fazer basquete e capoeira.
Experimentamos também pela primeira vez a piscina de ondas quentinha do Recreation Center. O fiote amou, pois há cinco meses não nadava. Custou apenas C$ 5,20.
Ainda esse mês, quase mudamos pra Toronto. É q havia surgido uma proposta de trabalho pro Maurício lá. Como não deu certo, vamos continuar aqui mesmo e continuar batalhando pela inserção no mercado de trabalho.
Fiz umas descobertas interessantes para minhas culinárias. Consegui a achar a tapioca certa e o meu pão de queijo ficou uma delícia. Encontrei o açafrão e meu frango agora fica bem mais gostoso e mais coradinho. Descobri q mandioca chama kasava e posso encontrar no Superstore. E o creme de leite igual ao nosso brasileiro, vem numa lata menor e tá escrito"Thick Cream", agora ficou completo. E pra completar do lado da biblioteca do Distrito de North Van, tem uma lanchonete q vende açai na tigela (na verdade vem no copo).
E finalizando quero lembrar q dia 19 fizemos cinco meses de Vancouver. Temos feito muitos amigos, aprendido muito sobre como funciona as coisas aqui e experimentado um Deus que é presente e supre todas as nossas necessidades, inclusive a saudade das pessoas q amamos.
"O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." Pv.16.9
Abração, Neuzinha

16 comentários:

Unknown disse...

Fico Feliz em vê-los em franco desenvolvimento aí no Canadá. Deus os abençoe. Abraços saudosos.

Lá e Dá disse...

Neuzinha
Qtas. novidades!!!
Que bacaba seu filhote estar se adaptando tão bem... acredito que essa seja uma das maiores preocupações, né? Afinal, queremos uma vida melhor para eles.. todos os nossos passos são para poder lhes proporcionar uma vida com maor qualidade.
Abraços

Sara e Vitor disse...

Oi Neuzinha, tudo bem?

Nossa, quanta notícia boa! Não sei nem por onde começar! Hehehehe...

Fico feliz em saber que o Maurício está melhor. E que bom que a saúde pública funciona bem, ouvi tantos comentários ruins sobre ela.

Eu já tinha lido no blog da Cacília (Pinguinland) sobre a quantidade de livros que as escolas passam para as crianças lerem em Calgary, o mesmo esquema que você contou acontece lá também, vejo que não é uma exclusividade de Calgary, mas ocorre em todo o Canadá, acho isso fantástico!

Interessante saber sobre o rendimento do curso de inglês oferecido pelo governo. Mas não deve ser nada fácil a pessoa trabalhar o dia todo e a noite ter que ir "quebrar" a cabeça para aprender o inglês. As vezes algumas horinhas de aula de inglês me cansa mais do que uma corrida de 1 hora. Hehehe...

Ah, quando eu estiver por aí pelo Canadá, e quiser comer um pãozinho de queijo, uma tapioca ou um franguinho com açafrão, já sei onde ir! Hehehehe...

Não se preocupem se o Maurício não conseguiu a oportunidade que surgiu em Toronto, Deus sabe o que faz, quando uma porta se fecha, outras se abrem, nada é por acaso! :)

Tudo de bom para vocês, Neuzinha!

Forte abraço,

Vitor

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Que bom saber que tudo vai e o filhotes está cada dia mais adaptado. Nossa mudança deve acontecer em junho e estou na paz do Senhor.
Ah, terminei de ler A Cabana. Adorei! Lindo, suave e profundo, como nosso Deus.
Bjs e bênçãos,
Renata

Ju disse...

Só passando pelo sistema de saude cnadense pra ver que não é nenhum monstro de 7 cabeças como pintam por aí...que bom que já está tudo bem! Anotei a dica do creme de leite...rs

Abraços,
Ju

Sandro e Família disse...

Muito bom esse relato para podermos acompanhar o sucesso da família.

Realmente a grande dificuldade no mercado é achar o creme de leite, e agora com sua dica já garantimos o strogonoff do final de semana...rsss

Já está na hora de conhecer pessoalmente essa linda família...vamos marcar um dia na agenda para nos encontrarmos.

Abração

Lu e Mar disse...

Oi Neuzinha....

Olha nós aqui ! Olha, sinceramente o negócio da gorjeta do taxi iria pegar a gente também.
Sabemos que tem gorjeta para muita coisa ai no Canadá, mas esta realmente foi nova.
Esperamos que fique tudo bem com vocês e essa necessidades médicas sejam as mínimas possíveis !
Legal a do creme - valeu a dica.
Uma abração nosso.
Mar e Lu

Eliane disse...

Oi Neuzinha, obrigada pela oração. Amo a Deus sobre todas as coisas e sei que a mão poderosa do Senhor está nos guiando, tanto a mim quanto a você. Como mães acredito que estamos no caminho certo, dando amor, carinho e tranquilidade para as nossas famílias. Que Deus continue nos abençoando.
Beijos carinhosos, Eliane.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Neuzinha
Parabéns por ver que dia após dia vocês vão vencendo os obstáculos e conseguindo seus objetivos.

E a vida segue...

Eliane disse...

Oi Neuzinha, passando aqui para deixar um beijo.
Eliane.

Fernando e Silvia disse...

Oi Neuzinha, que bom que que vc comentou, também estava com saudades. Adoro ler as aventuras da sua família, e o progresso do seu "fiote". Um dia pretendo conhecer Vancouver e conhecê-los também. Estou aqui aguentando a ansiedade, mas tudo é no tempo de Deus e não no nosso!
Um abraço à todos,
Silvia

patricia disse...

Oi amiga,

Estamos felizes pela adaptação, porém com o coração apertado de tanta saudade.


Abraços

Patricia, Ariella e Helio

D. e CM. disse...

Obrigada por ter passado lá no blog quando recebi os docs. Estou numa felicidade só , mas tbm um misto de preocupação com os prazos e a questao agora de tudo traduzido.

Lembrei que vc mora em North Van...como eu adorei aí!!!! Eu morro de amores por Vancouver, mas escolhemos Calgary pela questão de empregos. Olha, aproveite e vá em um restaurante por mim :-), chama-se Ciao Bella, fica na Demann St , se for de bus descer na georgia ave.
O site é http://www.ciaobellavancouver.ca/default.html?s=y

Confesso, eu sou viciada, das vezes que estivemos aí fomos comer quase todos os dias. Tem um bom preço para a qualidade e quantidade nos pratos.

Se vc for nao deixe de me avisar o que achou. Tudo de bom pra voces!
Bj

Danielle

Ninha disse...

Neuzinha,

Ô mulher, eu vou querer sim, me passa direitinho aonde ele fica, eu vou la cotar o preço.
Agora está assim, vc traduz e juramenta, assim fica mais fácil do consulado saber a autenticidade dos diplomas , etc .. né?
Aqui ja vamos começar a ver tudo.
Vou precisar sim de umas dicas valiosas, e agradeço muito a sua ajuda, vai nos ajudar demais !

Um beijo

Ninha

Sara e Vitor disse...

Oi Neuzinha, tudo bem com vocês? Como estão as coisas por aí?

Obrigado pelo gesto de carinho e pela força que você tem nos dado. Ficamos muito felizes com suas palavras.

Um grande abraço,

Vitor

Ju disse...

Oi Neuzinha! Tem um meme pra vc lá no meu blog! Dá uma passada lá!

Beijos,
Ju