quinta-feira, 12 de março de 2009

Transição

Realmente esta primeira fase em um novo país não é fácil. Tem a barreira da língua, da cultura, do clima, da falta de experiência de trabalho canadense, da saudade, etc. Para piorar vem a crise econômica mundial e joga mais um tanto de gente na fila dos desempregados para concorrer com os recém-chegados.
Apesar de ser de uma área até bem requisitada (Telecomunicações), minha carreira muito específica afunila muito as minhas possibilidades de emprego. Era assim no Brasil (trabalhava numa operadora de celular) e aqui não será diferente. Devido a isto, já chegamos sabendo que o processo para arranjar emprego seria longo.
Até dezembro passado, estava jogando todas minhas fichas numa vaga na minha área aki em Vancouver. Mas com o aperto da crise, a empresa suspendeu todas as contratações. No final do ano passado já estava decidido a procurar qualquer coisa. Tentei pizzaria, supermercados e nada. Depois de 6 meses de Canadá, completados no dia 19/02 vi um anúncio no Wal-Mart e fui lá. Minutos após a entrevista já tinha o resultado: contratado. O maior problema era ser meio-período. Mas é uma oportunidade e tanto. O salário ajuda a pagar as contas, treina o inglês, primeiro contato com o mercado de trabalho canadense, ganha desconto :), etc.
Parênteses. Em janeiro tentei uma vaga em Toronto. Era para a mesma empresa que tentei antes em dezembro, só que num contrato temporário, através de uma empresa terceirizada. Apesar de ser na minha área, era para implantação e eu sou mais de operação. Resultado, não me contrataram. Em fevereiro a empresa voltou a anunciar a vaga permanente. Melhorei minha Cover Letter e me apliquei novamente. No final de fevereiro me ligam querendo entrevistar de novo para a mesma vaga do contrato temporário. No dia da entrevista por telefone, acordei bem cedo, pois a entrevista era as 7 da manhã. Mas por um problema na confirmação da entrevista, não me ligaram. Ao invés disto, recebi um email sobre a vaga permanente (que confusão). Remarcaram a entrevista da vaga do contrato. Desta vez me ligaram, mas deu a mesma coisa. Como da outra vez, disse que não tinha muita experiência nesta parte. O gerente/entrevistador agradeceu minha sinceridade e disse que sabia que eu tinha aplicado para a vaga permanente também, mas que no momento não iria chamar. Aí na minha segunda semana de Wal-Mart, toca o meu celular. Era o head-hunter da terceirizada. Resolveram me contratar mesmo sem ter muita experiência. Acompanharei um engenheiro mais experiente por um tempo para adquirir a experiência necessária. Deus seja louvado. Por enquanto é para o contrato provisório, mas que segundo o gerente, dependendo da minha avaliação, me contratam para a vaga permanente. Vamos continuar orando.
Resumindo. Domingo embarco para Toronto. O escritório da empresa é em Mississauga. A família irá ficar aki pelo menos até o Nathan terminar o ano letivo em junho. Agora é procurar um quarto para alugar para estes meses.
Não vou dizer que foi fácil estes quase sete meses sem emprego. Mas por um lado foi ótimo. Nossa confiança em Deus aumentou muito. A gente sabia que Ele estava e está com todo este processo nas mãos dEle, por isto podemos descansar nEle. Com tempo sobrando, este nosso período sabático tem sido ótimo para orar, ler a Bíblia, bons livros, etc. Deus faz tudo formoso ao Seu tempo, de acordo com Sua vontade: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Rom 8: 28.

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos pecadores. " Bíblia. Carta aos Romanos, capítulo 5, versículos 3 a 6.

Forte abraço a todos.

18 comentários:

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Com certeza Deus está no controle e vai continuar conduzindo-os pelo melhor caminho.
Boa sorte nesse novo emprego!
Abs,
Renata

Fernando e Silvia disse...

Maurício, muita calma nessa hora!! O importante é que vocês estão em família, todos com saúde e tenho certeza que você se impenhará o máximo e com certeza vai conquistar seu espaço. Quem disse que iria ser fácil, né? Boa Sorte! Vai com fé!
Um abraço,
Silvia

Sara e Vitor disse...

Fala Mauricio, está tudo bem com vocês?

Queria parabenizá-lo por mais essa conquista e pela perseverança que você tem alimentado por todos esses 7 meses sem jamais desistir. Sei que não é fácil vida de imigrante, ainda mais em tempos de crise. Você é um exemplo a ser seguido por nós, futuros imigrantes.

Que Deus abençôe todos vocês e que vocês sejam muito felizes e tenham muito sucesso em suas vidas! E não tenho dúvida que vocês serão muito felizes, pois vocês merecem!

Um grande abraço a todos vocês,

Vitor

Simone disse...

É Mauricio, que bom que em meio a tanta confusão sabemos que os Planos de Deus são perfeitos e agradaveis pras nossas vidas. Li seu comentario sobre o vapt- vupt no meu blog mas já havia voltado de Goiania. Também estamos com os nossos planos sendo adiados por Deus. Vi que é provavel que a neuzinha se mude pra toronto em Junho tb, somos candidatos a morar onde vc moram hen kakakaka, qulquer coisa da um toque pra nós. " Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus"

Ninha disse...

Oi Genteeeee !!!!!!
Nossa Maurício, que corre-corre hein !?! Quer dizer então que nos encontraremos por Toronto ??? EEee Neuzinha, agora nós vai fazer uns pao de queijo bããõoo !!! hahahahaha.Bom, eu sei que essa fase não deve ter sido nada fácil, e eu acredito que realmente a área de Telecom. por ai deve ser bem restrita. No meu caso que sou formada na gestão de telecom com enfase nos call centers eu acredito ( não sei ) que possa ser mais fácil um pouco.Mas nessa época de crise as vagas tendem a desaparecer mesmo mas Nosso Deus é maior do que tudo isso e está ai , a vaga e na área. Maurício, essa experiência será muito boa ja que vais aprender coisas novas e isso lhe dará mais conhecimento para quem sabe futuras vagas né?
Eu desejo TUDIBOM pro 6, e que Deus continue sempre reservando grandes bênçãos na trilha.

Um abraço,
Ninha e Do

Unknown disse...

Parabéns!
É bom ler histórias de perseverança como a sua. D\a um folego danado para nós imigrantes que acabamos de chegar.
Mas, eu como vc, acredito muito em Deus e sei que não me traria para cá sem um próposito.
Abaraços e Boa Sorte na nova fase.

Juba e Dea disse...

Olá, nos identificamos com o blog de vocês e estaremos acompanhando-o! Vou adicioná-lo em nossa lista ok?

Nós vamos para Montreal! Espero que logo estejamos lá! Sabemos que não será fácil no começo, mas isto já sabemos, rsrs

Bem, realmente Deus está no controle de tudo, só que as vezes a gente se esquece né..

Não há lugar melhor do que estar debaixo de Sua graça! Tem uma música que diz: É meu somente Meu, todo trabalho, e o seu trabalho é descansar em Mim! Gosto demais desta letra, pois ela me traz um conforto incrível!

Um abraço para vocês.
dea e juba

Pedro disse...

Parabéns e que tudo dê certo em Toronto!

Abs.

Unknown disse...

PARABÉNS AMIGO - Estou feliz com mais essa vitória.Vá com Deus, Estaremos aqui em oração.

Fico feliz com as vitórias e a perserverança de vocês.

O exemplo de vocês nos inspira a confiar mais em Deus.

Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. PV 19:21

Conte conosco.

Sandro e Família disse...

Mauricio

Eu que acompanhei o finalzinho dessa longa espera pelo emprego sei a importância dessa conquista.

Temos certeza que tudo dará certo em Toronto e logo estará nos mandando notícias da sua efetivação no emprego.

Enquanto a família permanecer por aqui pode contar conosco para o que precisarem.

Boa viagem e sucesso.

Abração

Ju disse...

Parabéns pelo novo emprego. Nós tb começamos a mandar currículos para outras cidades. Devagarzinho tudo vai se acertando!

Abraços,
Ju

D. e CM. disse...

Parabens pelo emprego, que D'us continue a abencoar a vida de voces, tudo no tempo Dele.
Ficamos muito felizes por tudo se encaminhar bem.
Desejamos muita sorte e sucesso no novo emprego.

Danielle e Carlos

Eliane disse...

Maurício,
que Deus abencoe vocês nessa nova empreitada.
Beijos, Eliane e Paulo.
(estou colocando o nome do Paulo aqui, pois ele sabe da situação de vcs, que praticamente chegaram junto com a gente aqui no Canadá).
Beijos, Eliane.

Wagner Cardozo disse...

Obrigado, muito obrigado. É sempre gratificante ler o seu blog. Que Deus continue a abençoar a todos nós.

Que Toronto seja o início de outras boas novas.

Conhece Márcio Barros so familybarros.blogspot.com ? Acho que ele pode dar uma mão pra vc lá.

Abraços
Wagner

Lu e Mar disse...

Maurício,

Temos certeza que tudo dará certo neste novo momento que vocês irão passar.
Todos os dias tem sido agregadores e essa oportunidade não poderia ser deixada passar.
Acredite, esta é a hora !

Um abraço
Marcelo.

Andando no deserto disse...

Maurício,

Quem pode frustar os planos do Senhor? Maravilha não?!

Que o Senhor continue te abençoando. Vamos fazer uma festa quando a família toda estiver reunida aqui em Toronto.

Fica na bênção!

Andando no deserto disse...

Maurício,

Quem pode frustar os planos do Senhor? Maravilha não?!

Que o Senhor continue te abençoando. Vamos fazer uma festa quando a família toda estiver reunida aqui em Toronto.

Fica na bênção!

patricia disse...

Oi amigo, fiquei muito contente com esta porta que o Senhor abriu,para vocês. E minha oração é que o proposito do Senhor se cumpra a cada dia na vida de vocês.
Parabéns, sucesso e que o Senhor esteja sempre a frente.

Abraços

Patricia