segunda-feira, 22 de junho de 2009

Last day of School

Ùltimo dia de aula! Essa é a frase q o fiote mais tem falado nos últimos dias.
No próximo dia 25/06 será o último dia de aula do fiote e mais uma vez queremos dizer: "Até aqui nos ajudou o Senhor!"
Pra nós que somos pais uma das coisas que mais nos tira o sono é a preocupação com a adaptação dos nossos filhos aqui nas terras geladas e principalmente no que tange á vida escolar. Então , vou tentar fazer um resumo de como foi esse primeiro ano letivo do nosso Precisinho em uma escola pública aqui em North Vancouver-BC.
A Escola é vinculada ao Distrito Escolar de north Van, uma espécie de secretária municipal de educação e tem uma diretora q administra a mesma com o apoio da associação de pais.Por falar em pais, aqui a associção funciona mesmo e é bem atuante, uma espécie de braço direito da diretora. Os pais são co-participantes no funcionamento da escola não co-dependentes. Inclusive é a associação de pais q levanta recursos pra construir parques, melhorar a biblioteca, comprar novos brinquedos etc...
Quanto ao espaço físico onde funciona a escola, é bem legal e espaçoso. Uma coisa q me chama atenção é o fato de não ter muros nem cercas e todas as salas possuem uma porta ampla q dá acesso ao pátio. Em caso de imprevisibilidade, as crianças podem sair do predio rapidamente e em segurança. Todo o espaço está sempre limpinho e conservado. É proibido o acesso de animais na área. Caso alguém deixe seu cachorro perambulando na área da escola, pode pagar multa. Um dia desses vi quando uma mãe acionou a polícia pq havia um cachorro solto no campo de futebol, em 5 minutos os policiais chegaram e notificaram os donos com uma multinha básica.
Organização da escola por faixa etária: Elementary School: 5 anos Kindergarten; 6 anos grade 1; 7 anos grade 2; 8 anos grade 3; 9 anos gr.4; 10 anos gr. 5; 11 anos gr 6 e 12 anos gr 7. Apartir de 13 anos começa a High School.
Quanto ao currículo, é organizado assim: Do k a grade 3 (educação infantil); da grade 4 a 7 (intermediário) e da grade 7 a 12 (educação secundária).
Horário de aula: de segunda á sexta , seis horas por dia e com dois intervalos. Começando 8h50 e terminando as 3hoo. Com exeção na quarta que saem as 2h00. Nesse período, possuem apenas dois intervalos. Já para o Kindergarten, vc escolhe o período da manhã ou tarde. Eles ficam apenas 3hoo na escola.
Sobre faltas e ausência: a escola possue um número especial pra vc ligar e avisar quando seu filho não puder ir e explicar o motivo. Se a criança chega atrasada, ela precisa ir a diretoria e assinar . Caso vc esqueça de ligar ou a criança de assinar, quando o ponteiro do relógio bate 9h10, a escola já liga pra saber pq a criança não foi a escola. Outra coisa legal é q eles fazem uma contagem pra saber quantas não foram por motivo de doenças e se os sintomas são semelhantes, daí eles passam os dados pra secretaria de saúde.
Quanto a abordagem escolar: os objetivos estão focados no desenvolvimento da pessoa como um todo; no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de solucionar problemas; no desenvolvimento das habilidades para trabalhar em equipe e independente; no encorajamento para q as crianças atinjam seus alvos e desenvolvam o máximo o potencial q possuem.
Professores: os mais experientes ficam sempre do K a gr. 3. também eles tem um salário maior. A maioria estão na faixa etária dos 50 anos, o que considero louvável pelo fato de termos pessoas bem preparadas, e com uma experiência acumulada ao longo dos anos. Também , muitos deles já criaram seus próprios filhos.
Avaliação de desempenho: do K até gr.3, é feita através de relatório e a professora pontua os pontos fortes do aluno e as areas q precisa de mais reforço. Já a partir da gr 4, existe o relatório e os conceitos acumulados de diferentes atividades.
Uniforme: só as escolas particulares e as católicas q usam uniforme. Então, é o termômetro q indica com que roupa a criança vai á escola. Uma peça básica são as jaquetas waterproof, porque chovendo, nevando, fazendo sol, na hora do intervalo elas vão pro pátio. No inverno elas vão calçadas nas botas de neve e trocam quando chegam na escola. Nos dias de chuva, também usam a botinha "sete léguas" ou os tennis waterproff. Observei q no inverno, as crianças levam uma mochila mais cheia, em virtude das trocas de roupa. Pra cada turma existe um local pra colocar as jaquetas, mochilas e botas.
Alimentação: não existe lanchonetes dentro da escola; cada criança leva seu lanche de casa. È muito comum vermos cartazes indicando que vc não pode entrar com alimento que contenha amendoim pq algumas crianças são alérgicas.
Treinamentos: as crianças recebem treinamento para situações de imprevistos como: incêndio, terremotos e outros. O fiote contou me que existe duas salas especiais na escola que não é feita de madeira mas de tijolos em duas áreas diferentes da escola, então, caso apareça um urso ou outra coisa q julguem perigosa, eles correm pra essa sala e tem que ficar quietos. Depois dos treinamentos, para saber se as crianças aprenderam , é comum o alarme de incêndio, terremoto e das outras coisas tocarem e nem as professoras sabem qnd vão tocar. Aí todos param e seguem as regras. O fiote contou me q um dia estavam na biblioteca e o alarme de incêndio foi acionado, ele confundiu e vez os procedimentos pra terremotos, aí um coleguinha socorreu ele e avisou q era incêndio.
Outro programa bem interessante é a prevenção ao abuso sexual. Eles tiveram um programa com doze unidades e nós pais fomos informados sobre os passos e o conteúdo q seria ministrado.
Atividade física: eles estimulam muito á prática de esportes e desenvolvem muitas atividades, claro, de acordo com a estação;contudo, chuva e neve não atrapalham.
Leitura: é o ponto alto da escola. Existe um estímulo constante á leitura. O fiote leu uma média de seis livros por semana. A criança faz á leitura e depois tem q escrever o nome do livro q leu. Há também uma ficha para os pais assinarem confirmando ou não se a criança leu. Uma vez por semana eles tem uma aula com a prof. da biblioteca. Então, aprendem sobre os diferentes tipos de livros e sempre trazem um livro pra lerem em casa de acordo com o assunto que estiverem estudando durante o mês.
Interação com as outras séries: acho muito legal pq existe uma integração entre todas as séries e eles fazem muitas atividades juntos, inclusive os do K. Os das grades 5, 6 e 7 são monitores dos menores e atuam em diferentes áreas inclusive na hora dos intervalos ajudando o pessoal do staff a supervisionar os menores. O fiote tem um monitor que é da grade 5 e a interação entre eles é bem bacana. Em muitos programs e projetos, o fiote faz atividades com professores de outras salas. È fantástico!
ESL: a criança que chega com sete anos e começa na gr. 1, vai ficar pelo menos um ano tendo ESL. O q pro fiote foi uma benção. Em três meses ele já estava fluente e lendo tudo. A professora é super competente, experiente e atenciosa.
Quanto ao ensino e aprendizagem, aqui eles também trabalham com projetos. O detalhe é q eles não ficam muito tempo parados dentro da sala de aula. As aulas são bem dinâmicas. Por ex: em algumas aulas de matemática, eles foram fazer compras no supermercado(a pé), foram ao cinema assistir filme tipo aquele antigo 180 graus, pq fazia parte do conteúdo de geometria. Quando estudaram sobre comunidade, fizeram caminhada no bairro e foram anotando tudo q viam. Na aula de música qnd estudaram sobre os diferentes tipos de instrumentos, foram ao teatro assistir a Orquestra principal de Vancouver( a maior chiqueza). E por aí vai...
O post tá gigante, então voltarei depois com mais detalhes. Aproveitem pra fazer perguntas sobre o assunto.
Concluindo, quero dizer q foi um ano de muito crescimento para o nosso fiote e pra nós também. Pudemos contemplar cuidado e os milagrs de Deus na vida dele.

Abração, Neuzinha

21 comentários:

Chocólatra disse...

Neuzinha,
me ajuda...to com uma dúvida enoorme...se a criança fica até, em média, às 3 da tarde, quem busca o filho caso os pais trabalhem? Como as pessoas que moram ai nessa situação tem feito? Minha filha tem 7 anos.
qdo puder me responde pois faz parte do planejamento Vancouver em Setembro. E outra perguntinha...vcs vão mudar de Vancouver?
bjo

Fernando e Silvia disse...

Neuzinha, aqui é praticamente a mesma coisa. Muito certinho, né!!
É uma pena meus filhos terem mais umas férias pela frente... Achei uma coisa curiosa, pensei que só no Brasil dava-se presentinhos pra a professora, nessa última semana vários pais levaram um "agradinho" para elas! Boas Férias para o Nathan. Beijos,
Silvia

Lá e Dá disse...

OI Neuzinha
Depois desse post, acabaram-se várias dúvidas q. eu tinha.
Mais uma vez obrigada por ser tão paciente em detalhar como as coisas funcionam por aí.
Abraços

Gustavo disse...

Olá a todos!

Sua descrição do dia-a-dia da escola foi excelente!

Resume pq decidimos criar nossos filhos em outro país!

Abs

Anônimo disse...

Neusinha, estou encantada. Obrigada pelo post.
bjs
Marcia

Chocólatra disse...

Neuzinha,

MUITO OBRIGADA pelas dicas...fico muito feliz que não mudarão de cidade!!! Depois vc me conta como é a igreja ai, as pessoas geralmnt demoram pra se adaptar nesse ponto tb, neh?
Bom, minha área de atuação é ADM e pretendo trabalhar full time mas me deixou aliviada pensar que os canadenses são tão solidarios e que poderei arrumar um jeito pra isso. Meu marido pretende fazer pós e trabalhar part time, talvez nós 2 consigamos nos dividir nos horários!
Quanto à nossa ida, pretendemos ir em Agosto e conseguir inscrever minha filha a tempo!
Pensamos em morar perto da Joyce mas só alugaremos depois de vermos, esperamos que em no máximo 2 semanas estejamos dentro de algum imóvel!
Obrigada mais 1 vez!
bjkas

Unknown disse...

Fico feliz pela adaptação do Nathan. Nosso Deus é maravilhoso e a genética ajudou bastante né.Aproveitem as Férias.

Abraços.

Eliane disse...

Oi Neuzinha,
fiquei feliz pela adaptação do Nathan,
é maravilhoso ver esse crescimento.
Beijos, Eliane

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Neuzinha,

Legal! Ainda não posso opinar muito sobre o assunto, mas é bom saber de toda a infraestrutura e organização das escolas por aí! E parabéns pro "fiote"! ;)

Beijos,
Mari

Micheli Ro + disse...

Oi Neuzinha!
Realmente vc descreveu muito bem,engraçado como o padrão é o mesmo,na escola das crianças é igualzinho!Fiquei tão feliz quando eu ví as avaliações dos meus filhos,e hj foi uma choradeira só na sala do João,achei muito lindo e sincero.Mandei um presentinho tb como eu sempre fazia no Brasil,e elas amaram.Tb fiquei bem feliz quando algumas mães vieram me entregar os telefones para que as crianças possam se encontrar e brincar nas férias,emfim,toda a dificuldade já foi superada,graças a Deus!Que Ele nos guie!Bjoo e te ligo!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que benção ver que tudo vai bem com o filhote. A tendência é a cada dia seu desenvolvimento dar um salto.

E a vida segue...

Ju disse...

Neuzinha,
Adorei o post!!! Parabéns! Muito bom poder ter uma noção de como funcionam as escolas por aqui. Parabéns tb pelas conquistas do filhote! =)

Beijos,
Ju

Chocólatra disse...

Neuzinha,
MUITO OBRIGADA pelas palavras no blog, tb acho que o lar é onde está nosso coração, quero muito ser feliz ai e servir a Deus de alguma forma, sei que Ele me mostrará como!
Mal posso esperar pra chegar, qdo tiver ai te aviso pra Gi conhecer o fiote e ele ensinar inglês pra ela antes de começar as aulas! Valeu pela força!
Bjo

Fernando e Silvia disse...

Neuzinha, não é nada fácil mesmo. Estou aprendendo a enfrentar, de qualquer maneira, mas meu inglês é muito ruim mesmo!!!! Investi na Fe e deixei o meu pra depois, azar meu!
Pra mim esse é maior obstáculo, mas já estou constuindo meu caminho devagar e tenho fé que vou conseguir, pode demorar, mas chego lá! Um abração pra vocês!
Silvia

Mariana disse...

Olá Neusinha,

aqui em Ontario é a mesma coisa; tudo muito parecido. Apesar do Edu ter feito o Kindergarten, a secretária da escola onde ele fará o grade 1 nos explicou como tudo funciona e foi exatamente o que vc disse.
Que bom que o Nathan já está mais do que fluente. O Eduardo ainda não fala, mas no kindergarten eles não têm professor especial. Mas ele já entende muito bem e esta começando a soltar a lingua.
Boas ferias para vcs (com muito trabalho, né?) que é o que todos queremos.

bj
Marilena

Paola disse...

neuzinha ... abencoado este seu post. muito obrigada por dividir estas experiencias. nossa meta e de ir pro canada em agosto 2010 e desejomuito que estes sejam os planos de deus tb. tenho 3 filhas (a tereceira ainda na barriga nascera em outubro-09). a mais velha tem 4 anos e 7 meses e a mais nova 2 anos e 3 meses. assim que seu post trouxe muita tranquilidade ao meu coracao. ah! ele nao estava muito longo nao, viu!
uma duvida, se as criancas saem da escola as 15:00, quem as recebe em casa? como vcs conseguiram conciliar trabalho com estes horarios? entrar na escola as 09:00 praticamente tb e tarde ... que horaws comeca o expediente de trabalho ai?
super beijos, muito obrigada, e que deus derrame suas bencaos sobre vcs.
paola

Anônimo disse...

Meo Deos! Que escola é essa? Que bom que o Nathan está se adaptando! Um abraço! SAudades! Fernando

disse...

Neuzinha e Maurício!!!
Muito obrigado pela msg e pelas orações!! Papai do céu sabe mesmo todas as coisas... estou muito bem agora e com muito desejo de ir logo pra Vancouver e conhecer vcs pessoalmente!!!
Grande abraço!!

Gisa disse...

Ei família abençoada!

Agradecemos as palavras no nosso blog. Vocês sempre têm palavras de ânimo - Deus seja lovado pela vida de vocÊs!
Estamos muito felizes por chegarmos até aqui - finalmente, sentimos que falta bem pouquinho.

Em breve pisaremos nesta terra que cremos, o Senhor preparou para nós.

Fiquem com Deus
Abraços,
Gisa, Wagner e Mirela

Pensando no Canadá disse...

Oi Neuzinha, é a primeira vez ue acesso o seu blog. Nos meus pensamentos penso em morar em Vancouver. Muito bem explicado em detalhes sobre o funcionamento escolar. Gostaria de perguntar se tem alguma professora brasileira, pergunto porque pelo processo entro com essa experiencia como principal. Claro não só professora, mas assistente qualquer coisa dentro da escola. Vc sabe alguma coisa a respeito? No mais Parabens e muita força. Bjuss

Lulibel disse...

Oi, sou nova no pedaço. Estou começando a pesquisar sobre o Canadá e ainda decidindo se vai virar um soho ou não...
O seu post sobre a escola foi uma das melhores coisas que aconteceu pra mim. Preciso agradecer, OBRIGADA!
As minhas maiores dúvidas sobre deixar o Brasil, são justamente relacionadas com a escola das crianças, mas vc me tranquilizou muito. Mais uns 50 pontos pro Canadá.
Ainda gostaria de te perguntar duas coisas:
- então pelo que eu entendi as criancas não almoçam na escola, levam lanche de casa, né?
- vc acha que nossos filhos, por serem brasileiros, podem sofrer preconceitos por parte de outras crianças?
É isso por enquanto...
Obrigada novamente,
Beijos
Lu