sexta-feira, 6 de novembro de 2009

After School, Pretty Cool!

Desde de maio do ano passado, por sugestão da professora do fiote, nós começamos a ficar na escola após as aulas, para que o fiote pudesse brincar e fazer novos amigos.
No começo, enquanto ele brincava, eu ficava sentada na grama com livro e caderno tentando estudar inglês, mas na verdade os livros eram desculpa para não correr o risco de alguma mãe vir falar comigo e eu não entender rsrsrs Até que um dia, (no mês de junho) uma mãe aproximou se de mim e perguntou o q eu estava estudando e se eu gostava de ler. Imediatamente falei que precisava aprender inglês, que eu não conseguia falar bem etc... ao mesmo tempo em que agradeci o fato do filho dela ter acolhido bem o fiote nos primeiros meses de aula, mesmo o fiote não conseguindo se comunicar bem. A partir desse encontro, ficamos amigas e descobrimos que temos muita coisa em comum, inclusive a mesma profissão. Depois essa canadense foi me apresentando pra outras mães e hj tenho mães amigas na escola do fiote.
O que fazemos depois das aulas além de supervisionar as crianças? Trocamos receitas, conversamos sobre educação de filhos, elas me ensinam muito sobre a cultura e costumes; lugares para passear, comprar roupas pra crianças etc. Um detalhe importante é que mesmo com meu ingles "macarrônico", elas me ouvem com paciência e me encorajam muito no que tange a adaptação aqui.
Outras atividades que temos feito é andarmos com as crianças pelas trilhas, brincarmos no meio do bosque em balanços, construirmos pontes no córrego que passa no meio da trilha perto da escola; subimos em árvores; colhemos algumas frutinhas (berries); fazemos pic nic; tem dia que os meninos combinam de levar as bicicletas ; compartilhamos lanche etc.Repetimos esse programa quase todo dia, chovendo, ou fazendo sol, quente ou frio. Normalmente ficamos das tres as quatro e meia e alguns dias até as cinco. O dia que a galerinha mais gosta é na quarta feira pq a aula termina as duas.
Este grupo de mães e filhos ficou tão unido, que nas férias de verão também marcávamos encontros nos parques para que as crianças pudessem brincar, e como tivemos um verão
maravilhoso, a criançada aproveitou pra valer.
Pra mim, momentos como estes tem sido singulares , pois além de proporcionar a liberdade pra que as crianças possam brincar e solidificar as amizades, pra mim tem sido maravilhoso porque tenho convivido com canadenses(nascidos e criados aqui )o que tem me ajudado a entender, aprender e introjetar a cultura, sem contar nas aulas práticas de inglês e na construção de novas amizades.
A princípio, parece que somos um "bando" de mães que não tem ocupação, ou que estejam "nadando" na grana (muito pelo contrário).Por outro lado, estou alegre por estar investindo algo mui valioso na vida do meu fiote: meu tempo. Pra mim, tempo é a jóia mais preciosa que temos pra investir na vida das pessoas que amamos. O outro detalhe, é a liberdade que temos aqui de podermos andar nas ruas e parques com as crianças , em segurança.
Investir esse tempo após as aulas ajudou o fiote na construção de novas amizades; melhorou a fluência na língua; proporciona mais tempo em atividades ao ar livre (correr, pular, subir em árvores, andar de bike, escorregar na grama etc) sem contar que estimula a criatividade também.
No meu caso, quebra do paradigma de que canadense não faz amizade com imigrantes; perdi o medo de falar; melhorou meu inglês e tenho aprendido muito como funcina as coisas por aqui. Também tenho compartilhado da cultura brasileira com elas.

É bom ser criança, é magnífico investir nas crianças.

Abração, Neuzinha

18 comentários:

Fernando e Silvia disse...

Nossa Neuzinha quanta coisa boa!!! Isso é que é qualidade de vida, o fiote agradece!!!! Beijos pra vocês,
Silvia

mirian disse...

Oi Neusinha!!!!!
Parabéns pela sua dedicação e persistencia.
Vc sabe que eu leio todos os seus blogs e torço para que sejam muito felizes.
Beijos grande e abraços apertados.
Mirian (mãe da Renata, Dory e Olívia-Sai da tua terra....).

.Daniel.Mariana. disse...

Oi Neuzinha!

Parabéns por tantas conquistas: novas amizades, poder estar tão presente na vida do fiote, conhecer mais sobre a vida em Vancouver, melhorar o inglês...
É incrível o quanto nossa vida muda aqui e como percebemos o tanto de coisas que nem sonhavamos em ter no Brasil.

Beijos,
Daniel

D. e CM. disse...

oi Neuzinha tudo bom?
Bacana isto sabia? É bom trocar experiências etc, uma coisa que a gente nem ve mais no Brasil.
Aproveite bastante ai!
Se D-us quiser em março chegaremos por ai, espero logo em breve conhecer voces (estamos morrendo de saudades de vancouver! )

Tudo de bom

Bjs

Unknown disse...

Parabéns pelas conquistas...pelas realizações e pelo inglês...comunicativa do jeito que você é faria amizades até com mímica.
Um grande abraço.

Sandro e Família disse...

Oi amiga,

Esses momentos são muito importantes e só quem está por aqui entende o significado dessa rede de networking que está construindo.

Estamos aumentando a clientela do nosso futuro restaurante...rss !!!!

Abração

.Mariana.Daniel. disse...

Que delícia esse seu texto, Neuzinha! Vc já tinha comentado comigo, mas não tinha contado tantos detalhes... ;)
O seu inglês deve estar ficando lindo, pois vc está aprendendo com canadenses, o que é totalmente diferente de aprender numa sala de aula cheia de sotaques diferentes e sem ninguém saber falar direito! Quero só ver daqui a pouco, quando vc sentir a confiança de que realmente fala inglês, é uma super realização! Parabéns por tudo que já conquistou e por conseguir proporcionar pro seu fiote esse tempo que não tem dinheiro no mundo que pague!

Beijão,
Mari

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Neuzinha, que vida maravilhosa!!!

Parabéns pela escolha de cuidar da sua família e cultivar amigos, esses são bens preciosos que são poucas pessoas que se dão o direito de conquistar e vc conquistou... Parabéns!!!
Que Deus continue iluminando seus caminhos com muita paz e vitórias...

Bjão

Rosi

Dani e CM disse...

oi Neuzinha tudo bom?
Bacana isto sabia? É bom trocar experiências etc, uma coisa que a gente nem ve mais no Brasil.
Aproveite bastante ai!
Se D-us quiser em março chegaremos por ai, espero logo em breve conhecer voces (estamos morrendo de saudades de vancouver! )

Tudo de bom

Bjs

Mila e Arlei disse...

Oi Neuzinha,
Fico feliz em ver que vc está feliz e realizada.
Que Deus continue abençoando muito vc!
Ah, quero ver o resultado do corte de cabelo feito pelo Maurício, viu?
Um grande abraço.
Mila

Eliane disse...

Oi Neuzinha,
fiquei muito contente com essa notícia, acho que assim vc vai aprender muito. Tenho uma amiga a Soraya, que aprendeu inglês dessa forma, hoje ela se comunica muito bem, graças ao encontro e conversas com outras mães.
Bjkas, Eliane

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Uma recepção dessas deixa tudo mais fácil. Mais um ponto pro Canadá.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Olá,

Que legal! Parabéns pelo belo post e também pela linda dedicação com o seu filho!
E estudar o inglês é uma coisa que também vou precisar e muito hehe

Abraço,
Camila

Mariana disse...

Muito legal isso. Eu acho que vou começar levar livros na escola do Edu pra ver se encontro umas mães pra conversar também. Mas na verdade tenho sentido que as pessoas sao bem mais abertas do que eu imaginava e que muitas vezes eu é que fico mais reservada pelo medo de nao conseguir entender ou me expressar.
Este tempo gasto com nosso filhos é mesmo singular e não há dinheiro que pague. E o Canadá nos dá a oportunidade de fazer milhoes de atividades outdoor sem termos que nos preocupar com segurança, com flanelinha, com pedinte ou bala perdida. É uma outra vida e só estando aqui pra entender o que estamos vivendo né? Certamente seu filho vai te agradecer pra sempre.
Quanto ao fondue: tenho feito sempre e vcs já estão convidados pra vir comer com a gente quando vierem visitar toronto.

bj

Márcia Daris disse...

Muito bem, neuzinha.
Investir em pessoas o lucro é certo.Deixando a linguagem de economês de lado.Fico feliz pelas suas conquistas é isso aí, persevere e terá muito mais sucesso.
Abçs.
P.S.: Saiba que:
He who has clean hands and a pure heart, who does not lift up his soul to an idol or swear by what is false. He will receive blessing from the lord and vindication from God his savior - Psalm 24

Lá e Dá disse...

Oi Neuzinha!
Penso como vc. E tenho investido todo meu tempo nas crianças. E tenho colhido os frutos, assim como vc.
Q. 'otima experi^encia essa de ter amigos canadenses... e tenta gente q. fala q. 'e dif'icil. 'E realmente uma quest~ao de tempo e investimento.
abraços

Os Giramundo disse...

Oi Neuzinha
So li o ultimo post teu. Achei joia a tua atitude. Isso mesmo precisamos nos encorajar e enfrentar os obstaculos. Parabens.
Vi que vc postou um coments la no meu blog, obrigado. Quem bom que tenah gostado.
Abracos
Celso
http://cprando.blogspot.com/

Unknown disse...

Olá amigos depois de algum tempo sem ler as mensagens é bom saber de todas as conquistas dessa familia abençoado.


Um grande abraço Hélio, Patricia e Ariella