terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dezembro movimentado

Este é o nosso segundo mês de dezembro aqui nas terras geladas e realmente tem sido bem diferente, principalmente por estarmos mais integrados na cultura, por termos mais amigos , pela compra do nosso carrinho; pq a neve que caiu foi pouquinha e a chuva já levou-a (neve mesmo só na montanha) e principalmente pq não tememos mais as baixas temperaturas.
Então, o que temos feito de diferente do ano passado?
Tivemos a reunião do nosso Grupo Familiar aqui em nossa casa com a presença de 25 pessoas, incluindo as crianças . Neste dia, a sensação que tive foi de estar "hospedando o mapa mundi" uma vez que tínhamos famílias canadenses (da gema);chineses, colombianos, suíços, filipinos,hungáros e nós brazucas. O cárdapio foi de acordo com cada cultura mesmo, então, era como se tívessemos degustando em diferentes restaurantes de diferentes países. Foi maravilhoso!
Participamos também do jantar com o outro grupo da igreja do qual fazemos parte, só que foi na igreja e nesse grupo, nós somos os únicos "imigrantes", contudo super aceitos pelo grupo. Outra benção nas nossas vidas.
Só pra contrariar as falas de muitos que dizem q os canadenses são secos e não gostam de fazer amizades, nós temos tido a oportunidade e alegria de sermos convidados pra vários jantares, almoços nas suas respectivas casas. Só pra terem idéia, já aconteceu de num mesmo dia em que almoçamos e jantamos com canadenses. Só estou relatando isso, pq dezembro é um mês em que sentimos mais saudades dos nossos familiares que estão distantes e ter esse acolhimento aqui, faz a diferença e ameniza um pouco.
Sempre que convidamos os canadenses pra jantarem conosco, eles querem conhecer a nossa culinária , então, tenho feito arroz, feijão, farofa, carne assada , salada , salpicão, pão de queijo, sopa de capelleti (lembrando de gramado), gelatina colorida(especialidade do Mauricio), beijinho , musse de maracujá e de limão, quibe assado e frito e muito mais rsrsr Bem se depender de mim, o prato principal dos canadenses será salpicão e de vc?
Ah! como não temos neve suficiente ainda pra brincarmos, temos aproveitado a neve nas montanhas;com direito a ficar perdido nas trilhas com os amigos, mas o resultado foi lindas fotos e muita risada.
Como no Brasil, o fiote pode participar da apresentação de Natal na igreja, o que trouxe muita alegria e realização pra ele. Esta semana, ele ainda terá a presentação na escola e depois terá uns 15 dias férias.
Nem só de festas e eventos se "faz um dezembro" e eu e o Maurício temos feito alguns trabalhos voluntários ajudando pessoas.
O mês ainda não terminou e ainda temos muitos eventos e celebrações pela frente.
Pra nós, mais que encontros, festas , comilanças , diversão o mês de dezembro traz consigo : paz, esperança, alegria que encontramos plenamente só em Jesus.

Abração, Neuzinha

17 comentários:

D. e CM. disse...

Neuzinha
Quanta coisa boa, graças a D-us está tudo bem.
Eu nunca tive impressão que canadense era frio, chato nem nada...sempre achei normal, e ate mais amigáveis do que muita gente :-)

É isto, eu não comemoro Natal...srsr mas fica aqui meu desejo de Boas Festas
Bjs

Danielle

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Dezembro movimentado com muitas coisas boas. Ótima pedida esse buffet internacional com pratos de todos os cantos.

E a vida segue...

Ninha disse...

Ai que post delicoso Neuzinha !
Como é bom ler a que a adaptação realmente é de quem se integra.
Acho que com uma "família" dessas realmente muitas coisas são ganhas e vcs são luzes também na vida de tantas outras pessoas.

Aliás, a frase que vc deixou no meu blog em relação a preocupação com o frio me deu uma sensação de conforto imensa pois nós temos o cruel defeito de nos preocuparmos muito ao invés de confiar Nele que ja esta enxergando ó...laaaaa na frente, né?

Um grande bj em vcs
Ninha

Simone disse...

É isso aí dona Neuzilene, tb temos tido otimas experiências com os canadenses, Iranianos e indianos, afinal de conta canadá é um mosaico de Deus. Também creio que cada vez que uma estação aqui se repetir pra nós vai ser melhor e melhor...

.Daniel.Mariana. disse...

Oi Neuzinha,

Parabéns por tantas conquistas neste ano. Vocês são pessoas maravilhosas e não é a toa que estão fazendo tantos amigos de todas as origens, inclusive canadenses.

Beijos,
Daniel

Felipe Rogério disse...

Parabéns,tantas coisas boas acontecendo né.
Abração

.Mariana.Daniel. disse...

Neuzinha, eu agradeço muito a Deus por ter colocado vocês três na nossa vida! Vocês são muito, muito especiais e quero um dia poder retribuir, como merecem, toda a amizade, atenção e carinho que vocês têm nos dado!
Ainda nos vemos antes do Natal, né?
Beijo grande,
Mari

Fernando e Silvia disse...

Nossa Neuzinha que maravilhoso está sendo o mês de Dezembro pra vocês. Muitas amizades e comemorações, fico feliz por vocês. Um beijo à todos,
Silvia

Gleydson disse...

Isso sim é que é dezembro!!! ;-)

E isso é que é adaptação exemplar. Todo imigrante que se preze deveria seguir por esse caminho.

Abraços!

Gisa disse...

Que ótimo post Neuzinha.

Olha concordo com você a respeito dos canadenses que conheci - pessoas muito amigas!

Sobre o prato brasileiro, gosto muito de moqueca capixaba, fiz uma vez aqui pra canadenses e eles gostaram muito. Agora vou fazer pra senhora que trabalho, ela pediu...tomara que goste rs. Mas, além deste, e acho que vem em primeiro lugar pra mim é o strogon off de frango com palmito. Ai, que delícia. Ai que saudade !!! rss

Deus abençoe ricamente vocês,
Gisa

Chocólatra disse...

Olá vizinha!
É tao bom estar nessa terrinha gelada com a bençao de Deus neh?
Sua comida é maravilhosa, por isso tanta gente gosta de comer ai! rs
bjkas gdes

Mirian disse...

Oi Neuzinha!!!!!
Só desejo de coração, que vc, "fiote" e marido, tenham um Natal maravilhoso e um Ano Novo cheio de glórias, graças e muitas bençãos.
Beijos
Mirian (mãe da Renata)

Unknown disse...

Que bom que voçês tenham feito muitas amizades ai e desfrutado de muitas bençaos de Deus.
Quero que saibam que os amigos daki estão com muita saudades de vocês.


Um grande abraço: Hélio, Patríca e Ariella.

Lá e Dá disse...

Ai Neuzinha!!
Qtos momentos gostosos!!! Vc. já imaginou q. estaremos com vcs. no próximo Dezembro???
Não vemos a hora!!!
Desejamos que as ricas e perfeitas bençãos de Deus abundem em suas vidas, e que aqueles desejos mais íntimos sejam satisfeitos. Um ótimo Natal. Mantemos vcs. em nossas orações, e na expectativa de conhecê-los "ao vivo e à cores" !!!
Abraços

Eliane disse...

Parabéns Neuzinha, Maurício e Nathan.
Que Deus continue na infinita graça abençoando essa família.
Fico muito feliz em ser amiga de vcs.
Bjkas, Feliz Natal e um excelente Ano Novo.
Eliane, Paulo, Bruna e Geórgia.

Unknown disse...

As reuniões descritas no post lembraram as nossas aqui...um saudoso abraço.
PS - FELIZ NATAL PRO MAURÍCIO.

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Neuzinha, que mês cheio de atividades! Muito bom saber que vcs têm toda essa acolhida das pessoas. Realmente isso ameniza muito a saudade.
Obrigada pela indicação do livro. Já li A Cabana recomendado pelo Mauricio e com certeza irei na biblioteca hoje a tarde ver se encontro esse. Pode indicar sempre! Adoro ler!
Beijos e feliz 2010!!!