terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Flashes do Mês

Depois de tanto tempo sem postar, vou ter q fazer um resumo do q aconteceu nesse primeiro mês do ano.
Na primeira semana o Maurício experimentou o sistema de saúde pela primeira vez. Como não temos ainda o médico da família, fomos a uma Walk In Clinic aqui perto de casa. O atendimento foi rápido e o médico era um fã do Ivan Lins. Compramos o remédio e voltamos pra casa de táxi. Detalhe, pagamos um mico pois não sabíamos q além da taxa do taxímetro, aqui vc precisar dar gorgeta para o taxista.
Como o Maurício não melhorou, dois dias depois tivemos q voltar ao médico. Só q dessa vez fomos á emergencia de um hospital. Primeiro ele foi atendido por um enfermeiro pra checar se era caso de emergência mesmo e pra executar os primeiros cuidados. Como se tratava de uma forte infecção da amídala (só a esquerda que tampava quase a garganta toda) e ele tava com muita dor, logo foi atendido por uma médica. Saímos com uma nova receita e fomos a farmácia. O frasco com o remédio vem personalizado e com a quantia exata de comprimidos q vc tem q tomar. Outro detalhe é q no normal o remédio (antibiótico) custaria C$60,00, mas como temos o Pharmacare, ficou apenas C$ 17,00. Graças a Deus o Maurício melhorou e descobrimos como um sistema público de sáude pode funcionar bem.
Eu parei de frequentar o cursinho de inglês gratuito oferecido pelo governo porque pra mim não tava rendendo muito. As turmas do matutino são melhores, no entanto, não tinha mais vaga. A noite (6h30 as 9h00) as pessoas estão cansadas e a professora não exigia muito. Agora estou tendo aula com uma professora particular e tá sendo excelente. Uma vez q o meu alvo não é apenas a fluência mas também me preparar para o TOELF e continuar estudando. Vou ter q estudar muito. O bom é perceber q já melhorei muito e o Nathan me corrige a todo instante. É pra acabar! Filho corrigindo mãe rsrsr.
As aulas do fiote retornaram e cada dia ele esta mais contente. O q mais me encanta é vê-lo lendo. Todos os dias ele trás um livreto pra leitura e mais um texto numa folha. E na quinta-feira ele tem um horário na biblioteca e traz mais um livro pra ler, só q este é mais volumoso e ele tem q devolver na semana seguinte. Resultado o fiote tá lendo uma média de seis livros por semana e mais alguns capìtulos da Bíblia. O meu desejo pra motivá-lo mais ainda, é após cada livro lido, dar em dinheiro o valor do livro pra ele, mas só poderei fazer essa proeza qnd estiver trabalhando. Ah! o fiote também começou a fazer basquete e capoeira.
Experimentamos também pela primeira vez a piscina de ondas quentinha do Recreation Center. O fiote amou, pois há cinco meses não nadava. Custou apenas C$ 5,20.
Ainda esse mês, quase mudamos pra Toronto. É q havia surgido uma proposta de trabalho pro Maurício lá. Como não deu certo, vamos continuar aqui mesmo e continuar batalhando pela inserção no mercado de trabalho.
Fiz umas descobertas interessantes para minhas culinárias. Consegui a achar a tapioca certa e o meu pão de queijo ficou uma delícia. Encontrei o açafrão e meu frango agora fica bem mais gostoso e mais coradinho. Descobri q mandioca chama kasava e posso encontrar no Superstore. E o creme de leite igual ao nosso brasileiro, vem numa lata menor e tá escrito"Thick Cream", agora ficou completo. E pra completar do lado da biblioteca do Distrito de North Van, tem uma lanchonete q vende açai na tigela (na verdade vem no copo).
E finalizando quero lembrar q dia 19 fizemos cinco meses de Vancouver. Temos feito muitos amigos, aprendido muito sobre como funciona as coisas aqui e experimentado um Deus que é presente e supre todas as nossas necessidades, inclusive a saudade das pessoas q amamos.
"O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos." Pv.16.9
Abração, Neuzinha

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Vaneve, Vanchuva ou Vanchuneve ...


Em maio de 2008 quando estive aqui em Van pela primeira vez, a primeira coisa que perguntei aos nossos anfitriões foi sobre o inverno. Eles me falaram q o normal seria muita chuva e pouca
neve. O Maurício também já havia me convencido de que o inverno aqui era mais "suave." Uma vez que eu "morria de medo do frio", afinal, nasci no nordeste sob um sol de rachar. O fato é que nos últimos dias tenho presenciado e vivenciado um dos invernos mais rigorosos para os padrões de Van. Tivemos um Natal Branco (como na música) e até hoje tá tudo branquinho. Mas para minha surpresa, tô gostando de brincar na neve com o fiote e o maridão e saio numa boa pelas ruas. O frio? Ficamos amigos e descobrir q o segredo para uma boa relação com ele, é usar as roupas adequadas.
Pra terem idéia, como ainda não compramos carro, no dia 31 saimos andando pra fazer compras com as mochilas nas costas, mas o Maurício escolheu um caminho super legal (para o verão), passando por uma trilha com árvores grandes. Pra ir foi legal, pois pra descer todo santo ajuda. Na volta com mochila cheia de coisas enfrentamos a maior subida. Então, a cada parada para descanso eu pensava: "que doidos nós somos, peso nas costas, frio e neve." Essa foi nossa "São Silvestre" rsrsr.
No dia primeiro, outra aventura, só que agora de ônibus. Andamos por sete a dez minutos, escorregando na neve até chegar no ponto de ônibus. O nosso destino: Vancouver (próximo a estação Broadway do Skytrain). Fomos jantar na casa da Nonna (nossa vó brasileira canadense, benção em nossas vidas). Fiquei admirada da cuidado do motorista com as pessoas, pois, apesar da dificuldade pra parar nos pontos por causa da neve, ele procurava fazer sempre o melhor para as pessoas subirem e descerem com segurança. Apesar de alguns escorregões e de dois tombos do fiote, conseguimos chegar e saborear um delicioso jantar. Ah! passando por Chinatown, todo o comercio tava aberto, daí avistei uma lojinha que vende produtos feitos com bambú (lembrei imediatamente da Sara e Vítor): Paciência e persistência. Boas palavras para o primeiro dia do ano.

Hoje quando fui levar o fiote na escola tava uma chuvinha daquelas q todos conhecem por aqui. E um lindo congestionamento de carros. Fomos atolando o pé na neve q está derretendo e nas poças de água. Apesar de morarmos bem pertinho da escola, inicialmente eu pensei em reclamar, daí o fiote começou a curtir e brincar pisando nas poças de água. Aprendi mais uma, pra criança não tem tempo ruim, tudo é festa e do aparente caos eles inventam uma bela brincadeira. Então, comecei a brincar também.
Essas variações climáticas, as diferentes estações com suas particularidades, nos ensinam e nos treinam para a vida. Para mim, o que faz a diferença é a nossa atitude diante das situações.
Quero terminar este post, contando uma historinha que li na casa da Nonna no dia primeiro. É o seguinte: "Conta-se que um rei foi certa manhã ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao Carvalho, que ficava junto ao portão, o que significava aquilo. Descobriu que a árvore estava cansada de viver porque não era alta e elegante como o Pinheiro. O Pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não podia produzir uvas, como a Videira. A Videira ía desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o Pessegueiro. O Gerânio estava deprimido porque não era alto e fragrante como o Lírio. E o mesmo acontecia em todo o jardim. Chegando-se ao Amor-Perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente, como sempre. "Muito bem, meu Amor-Perfeito, alegro-me de encontrar, no meio de tanto desânimo, uma florzinha corajosa. Você não parece nem um pouco desanimada." "Não, não estou. Eu não sou de muita importância, mas achei que, se no meu lugar o senhor quisesse um Carvalho, um Pinheiro, um Pessegueiro ou mesmo um Lírio, teria plantado um deles; mas sabendo que o senhor queria Amor-Perfeito, estou resolvido a ser o melhor Amor-Perfeito que posso."
Começamos um novo ano e muitos são os desafios, expectativas, metas, sonhos, etc... Então, quero oferecer um buquê de Amor-Perfeito pra todos vcs que passam por aqui e nos acompanham. Que neste ano possamos florescer onde estamos "plantados" e que possamos ter sempre uma atitude positiva em relação a vida.
"Sede fortes e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." ( Salmos 31.24)

Um grande abraço,
Neuzinha