quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Voluntariado, uma pérola!

Olá Pessoal!
Espero que todos vocês estejam fortalecidos e encorajados para prosseguirem nesse novo ano.
Hoje quero compartilhar com vcs sobre o trabalho voluntário que tenho realizado desde setembro do ano passado.
Como muitos de vcs sabem, fazer um trabalho voluntário aqui no Canada, é algo muito importante e você pode acrescentar no seu currículo. Sem contar, que quando vc faz aplicação pra algum college, o trabalho voluntário soma pontos pra vc. Também ajuda na aquisição ou aprimoramento do inglês.
No meu caso, eu fui convidada por uma amiga canadense pq eles estavam precisando de ajuda e ela entendeu que eu poderia cooperar com o q eles estavam precisando. Mas aqui vc encontra vários sites e locais onde vc pode se cadastrar pra fazer um trabalho voluntário. Só é um pouco mais "burocrático", quando vc vai trabalhar diretamente com crianças, pois eles requerem seus antecedentes criminais etc.
Bem, eu estou sendo voluntária em um Ministério chamado "Open Doors", mantido por várias igrejas e cujo público alvo são mães solteiras com filhos na idade de 0 a 5 anos. O projeto existe há vários anos , possue vários núcleos espalhados por Vancouver e as atividades são realizadas na sede de alguma igreja. O núcleo no qual estou atuando, funciona em uma igreja Batista aqui em North Van.
O encontro com essas mães e seus filhos, acontece uma vez por semana no período das 8h30 ás 13h30. O programa visa dar suporte a essas mães e oferece duas horas livres pra que essas mães possam fazer o que quizerem, enquanto seus filhos ficam em atividades na igreja aos cuidados da equipe. Quando chegam na igreja, mães e filhos tem um café da manhã caprichado; depois elas vão até um sala e escolhem roupas e utensílios pra seus filhos e casa (são usados mais em excelente condiçao de uso). Após esta etapa, as mães ficam livres e voltam 12h30 para o almoço e depois participam de um estudo bíblico, oração e aconselhamento etc. Pra elas esse é o momento de recarregarem as baterias.
A equipe de voluntários é composta dos seguintes grupos: um grupo que cuida dos bebês; outro que fica com as crianças de 1 e 2 anos; outro que fica com as crianças de 3 a 5 anos; uma equipe na cozinha e uma equipe de conselheiros e outros que ajudam com trabalhos manuais. A maioria dos voluntários são mulheres aposentadas e outras que só trabalham meio período. O outro detalhe, é que eu sou a única "não canadense" no grupo. Temos também a ajuda de três senhores também aposentados.
Inicialmente, eu pedir pra ficar na cozinha, primeiro pq amo cozinhar e segundo por insegurança em relação ao inglês. ^Também, na cozinha vc não precisa falar, o foco é fazer. Contudo, " o tiro saiu pela colatra". Na equipe da cozinha tem dois professores de inglês aposentados, que passaram a vida toda lecionando inglês em universidade e pelo mundo a fora e os tais "me acharam". No fritar dos ovos, eu tô falando ou sendo forçada a falar mais do que se eu tivesse ido atuar junto ás mães ou ás crianças.
Esse programa além de oferecer suporte emocional, espiritual, social e físico para essas mães que na sua maioria são imigrantes e que não recebem apoio dos pais das crianças, também oferece as crianças a oportunidade de terem avós e tias por algumas horas. Atualmente a frequencia tem sido de 35 mulheres com seus filhos.
Apesar de ser um trabalho todo feito por voluntários e doações, a organização precisa de autorização do governo pra funcionar. Pra terem idéia, um fiscal da area de educação e saúde faz um auditoria em todo espaço que as crianças ficam e na cozinha, a cada três meses. Também é requerido que tenha enfermeira no grupo de voluntários (aí temos 3 q são prof, de faculdade), alguém formado na área de educação (aí tem um monte) e a chefe de cozinha precisa do certificado de foodsafe.
Um detalhe que me salta os olhos e o coração, é o fato dos voluntários atuarem da mesma forma como atuariam se tivessem ganhando 60,00 doletas por hora. Tudo acontece dentro de uma perfeita organização, dedicação, amor e muito zelo. Estou mencionando isso pq trabalhei muito com diferentes grupos lá na terrinha verde amarela e quando o lance era voluntariado, aí a qualidade não era a mesma. Quem atuou em alguns programas públicos ,entende o que estou falando.
Pra mim tem sido mui gratificante trabalhar com esse grupo e devo dizer que tenho ganhado mais do que tenho doado. Trabalhar com grupo é isso vc pode assustar com os seus próprios ganhos.
Espero que cada um de nós possamos fazer a diferença onde estivermos "plantados". Desejo que cada um de vcs que passam por aqui, possam fazer valer a pena a sua existência aqui na terra, dia após dia.
A minha oração é que todos vcs sejam abençoados pelo nosso bondoso Deus nesse ano de 2010.


Abração, Neuzinha

16 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Parabéns pelo trabalho maravilhoso que vocês tem feito e um super 2010para todos.

E a vida segue...

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Querida, só mesmo uma pessoa especial como vc pra fazer tão bem esse trabalho. Também pretendo ser voluntária. Esse ano estou animada e com as energias renovadas.
Obrigada por compartilhar seu exemplo. Dá muito ânimo pra nós tb.
Beijos

Sandro e Família disse...

Minha amiga,

Quem teve o prazer de te conhecer pessoalmente entende o significado desse trabalho voluntário que está fazendo, e tenho certeza que ele irá ajudar nessa caminhada aqui em terras do norte.

No mundo materialista que vivemos o trabalho voluntário é uma benção na vida da família.

Abração e força que o ano promete.

Chocólatra disse...

Neuzinha,
Que maravilhoso e gratificante esse trabalho!!! Vc falou e disse quando encerra o post pedindo para que nós pensemos em como estamos construindo nossa vida aqui na terra...pra nós ou pro próximo?
Deus abençoe seu trabalho e te faça crescer muito!
Beijo gde

Fernando e Silvia disse...

Neuzinha, muito bonito de se ver!!! Acredito mesmo que essa sensação seja maravilhosa. Espero também encontrar meu espacinho para ajudar também, mas quero estar integrada a uma comunidade o que ainda vou procurar, onde pretendo "fixar moradia". Beijos para todos aí.
Silvia

patricia disse...

Ola Neuzinha parabéns,te conhecendo sei que vc esta fazendo este trabalho com toda dedicação, doando o máximo de si para abençoar vidas.

Um grande abrço a toda familia e um 2010 cheio de bençaos.

Mirian disse...

Nossa querida, vc realmente é um presente de Deus!!!!!
Parabéns e continue se dedicando a quem só tem voces para se entregarem.
Deus abençoe em dobro sua família.
Beijos
Mirian (mãe da Renata)

2much-ice disse...

Oi Neuzinha,

Esse exemplo é o melhor que podemos ter... vc é mto especial e não precisamos te conhecer pessoalmente para percebemos o quão vc se doa em causas. Deu gosto de ler vc discorrer sobre o Open Doors e eu acredito que deve ser uma delícia. Aqui eu tb ja estou pensando em procurar tb algum voluntariado mais depois que chegarmos e ja estivermos estabelecidos.

Parabéns viu?
Feliz 2010 p/ vcs.

Bjs !!

Lá e Dá disse...

Oi Neuzinha!
Como estão as coisas?
Tb. já fui voluntária aqui no BR, e realmente sentia a falta de profissionalismo.
Aqui estamos começando a fase das despedidas e arrumação das malas. Uma correria só e o desejo de partir aumentando.
Tenha um ótimo fim de semana.

Eliane disse...

Oi Neuzinha, realmente você está fazendo a diferença. Parabéns pela sua desenvoltura, seja na cozinha ou em qualquer área você está lidando muito bem com o inglês.
Bjkas e tudo de bom.
Eliane

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Neuzinha!

O programa é lindo mesmo, viu? Vc já tinha me falado, mas não com tantos detalhes! ;)

Voluntariar é uma delícia e aqui, então, muito recompensador.

Quero só ver daqui a pouco tempo seu inglês "bombando"! hehehe

Beijão,
Mari

Karina disse...

Oi Neuzinha, que fantástico esse trabalho! Tenho certeza que todos vão amar você e seus quitutes e não mais querer que você saia dái,rs.
Que Deus continue te abençoando ricamente.
Beijo carinhoso
Karina

Erika e Reuel disse...

oie..
entao..q otimo q tem Michaels em Vancouver...assim posso pedir online..ate eu achar uma por aqui..
um bjao!!

thie disse...

olá
sou michael sou de sp e tenho 21 anos
meu maior sonho é ser voluntario no canada te pesso de todo coração se vc poderia me mostrar uma caminho que eu pudesse seguir


esse é meu e-mail michael_vnt@hotmail.com pra que se vc puder entrar em contato comigo

muito obrigado!
e me ajude

abraço fica com deus

thie disse...

olá sou o michael
sou de sp tenho 21 anos

é meu maior sonho é trabalhar como voluntario no canada
e te pesso de todo coração pra que vc pudesse me mostrar um caminho pra me poder segui

aqui esta meu e-mail pra se você poder entrar em contato comigo michael_vnt@hotmail.com


muito obrigado!
e me ajude

fica com deus

Ariane Lacerda disse...

Oi Neuzinha (desculpe pela intimidade!!!), tudo bem? Li seu texto sobre voluntários em Vancouver e fiquei super interessada, mas não sei como. Cheguei na cidade sexta-feira e vou ficar 2 meses. Vim para estudar inglês porque preciso muito, mas também gostaria de fazer algo para o meu coração. Minha mãe é da igreja Batista de MG. Será que Você poderia me ajudar ou me passar algumas dicas? Meu e-mail é arianelacerda1@hotmail.com Aguardo suas notícias!!! Obrigada.