terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dezembro movimentado

Este é o nosso segundo mês de dezembro aqui nas terras geladas e realmente tem sido bem diferente, principalmente por estarmos mais integrados na cultura, por termos mais amigos , pela compra do nosso carrinho; pq a neve que caiu foi pouquinha e a chuva já levou-a (neve mesmo só na montanha) e principalmente pq não tememos mais as baixas temperaturas.
Então, o que temos feito de diferente do ano passado?
Tivemos a reunião do nosso Grupo Familiar aqui em nossa casa com a presença de 25 pessoas, incluindo as crianças . Neste dia, a sensação que tive foi de estar "hospedando o mapa mundi" uma vez que tínhamos famílias canadenses (da gema);chineses, colombianos, suíços, filipinos,hungáros e nós brazucas. O cárdapio foi de acordo com cada cultura mesmo, então, era como se tívessemos degustando em diferentes restaurantes de diferentes países. Foi maravilhoso!
Participamos também do jantar com o outro grupo da igreja do qual fazemos parte, só que foi na igreja e nesse grupo, nós somos os únicos "imigrantes", contudo super aceitos pelo grupo. Outra benção nas nossas vidas.
Só pra contrariar as falas de muitos que dizem q os canadenses são secos e não gostam de fazer amizades, nós temos tido a oportunidade e alegria de sermos convidados pra vários jantares, almoços nas suas respectivas casas. Só pra terem idéia, já aconteceu de num mesmo dia em que almoçamos e jantamos com canadenses. Só estou relatando isso, pq dezembro é um mês em que sentimos mais saudades dos nossos familiares que estão distantes e ter esse acolhimento aqui, faz a diferença e ameniza um pouco.
Sempre que convidamos os canadenses pra jantarem conosco, eles querem conhecer a nossa culinária , então, tenho feito arroz, feijão, farofa, carne assada , salada , salpicão, pão de queijo, sopa de capelleti (lembrando de gramado), gelatina colorida(especialidade do Mauricio), beijinho , musse de maracujá e de limão, quibe assado e frito e muito mais rsrsr Bem se depender de mim, o prato principal dos canadenses será salpicão e de vc?
Ah! como não temos neve suficiente ainda pra brincarmos, temos aproveitado a neve nas montanhas;com direito a ficar perdido nas trilhas com os amigos, mas o resultado foi lindas fotos e muita risada.
Como no Brasil, o fiote pode participar da apresentação de Natal na igreja, o que trouxe muita alegria e realização pra ele. Esta semana, ele ainda terá a presentação na escola e depois terá uns 15 dias férias.
Nem só de festas e eventos se "faz um dezembro" e eu e o Maurício temos feito alguns trabalhos voluntários ajudando pessoas.
O mês ainda não terminou e ainda temos muitos eventos e celebrações pela frente.
Pra nós, mais que encontros, festas , comilanças , diversão o mês de dezembro traz consigo : paz, esperança, alegria que encontramos plenamente só em Jesus.

Abração, Neuzinha

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Expectativas e "Decepções???"

Quem nunca criou expectativas para depois se decepcionar?

O pior é que muita gente não aprende. Eu sou uma delas que ainda está apredendo a lidar com isto.
A gente já nasce cheio delas. E é decepção atrás de decepção e a gente não aprende.

Mas por que falar sobre isto aqui? Porque creio que isto seja muitíssimo importante para o imigrante. Falo por experiência própria. Quando saí do Brasil tinha algumas expectativas que é lógico, não se cumpriram. Culpa das pessoas ou das circunstâncias? Claro que não. CULPA MINHA. Quem mandou eu ter expectativa? A única expectativa que a gente deve ter é com relação a nós mesmos. Quem somos nós para querer que as pessoas ou as circunstâncias aconteçam do jeito que queremos?

A vida seria tão mais simples se nós não ficássemos olhando pros "erros" dos outros (E porque reparas tu no cisco que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o cisco do olho do teu irmão. Mateus 7: 3-5). Os nossos relacionamentos seriam transformados. Nossas amizades, vida profissional, vida de imigrante seriam alteradas.

Você tem alguma expectativa que dependa das pessoas para acontecer? Faça um favor a você mesmo e esqueça isto. Você irá se "decepcionar". Por que entre aspas? Porque geralmente a gente se decepciona com os outros. Mas eles não tem nada com isto. Você que criou a expectativa e a culpa é só sua.

Chuck Swindoll no seu livro The Grace Awakening fala que a gente nunca deve tentar mudar as pessoas para acomodar nossas expectativas e sim mudar a nós mesmos. Se a gente não consegue, devemos clamar a Deus por ajuda.

E eu já aprendi? Haha. Deus queira. Mas queria escrever, pois isto faz parte do processo de crescimento.

Então não devo ter expectativa nenhuma? Quase isto. Tenho sim, mas ela se chama esperança em Deus. Olho prá trás e vejo que Ele sempre é Fiel. NEle eu posso confiar e isto me enche de esperança. Agora sim. Tenho expectativa de que Sua vontade sera feita, sempre!

Um abraço a todos e que Deus tenha misericódia de nós e nos transforme para honra e glória do Seu nome!

Maurício
P.S.: Para ninguém ficar preocupado. Não aconteceu nada de ruim ultimamente. Pelo contrário, estamos com mais fé no nosso Senhor!